terça-feira, julho 17, 2012

4

A Verdade x O Engano

Posted in ,

Ultimamente tenho presenciado atitudes de algumas pessoas evangélicas que não condizem com a realidade do Cristão. Palavras de desânimo são ditas na simples possibilidade de um sintoma que estejam sentindo seja igual ao que um parente/amigo, esteja apresentando num quadro de uma doença séria. Tudo porque este parente/amigo passou pelo mesmo problema/sintoma, e não resistiu, ou sofreu muito.” Isso sem ainda ter consultado um médico e ter em mãos um diagnóstico dado por ele.

Pessoas sendo levadas pelo achismo alheio, tipo: "Ih, eu acho que isto que você está sentindo é sinal de que está com uma úlcera", ou: "Nossa...os sintomas dele são esses? Um rapaz na minha rua (passou pelo mesmo problema e depois dos exames recebeu a notícia que tinha câncer"! Pronto, isso é o suficiente para o desespero, prantos, angústia e a crença de que o pior está por vir!

Situações como essas me trazem à mente algo que Deus disse em sua Palavra: 

"Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus". (Oséias 4:1)

Mais à frente uma advertência:

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei",(Oséias 4:6a)

Nesta passagem, é abordado como assunto o pecado da luxúria, da adoração à outros deuses, todos praticados pelo povo de Deus. Mas, também podemos direcionar essa advertência ao tema que abordei no início deste texto, pois, é exatamente por falta de conhecimento da Palavra de Deus que muitas pessoas, principalmente cristãos, se entregam à doenças, se prostram numa dificuldade no trabalho, e se entregam à todo problema financeiro que surge, e por consequência, acaba tendo uma família totalmente desestruturada - Tudo isso é consequência!

Consequência para quem não age em conformidade com à Palavra. E porque essa dificuldade em cumpri-la?

Tal fato explica-se tão somente pela falta de leitura. Quando o espírito não é alimentado diariamente, a batalha é vencida pela carne, face uma mentalidade espiritual fraca, e falta de amadurecimento! Passando à viver na dimensão humana, crendo apenas naquilo que se vê, ou que se ouve.

A Fé somente funciona se entendemos a sua essência e significado. Posso afirmar que a Fé não é um sentimento. É atitude! Logo, se a Fé é atitude, é uma ação, um exercício!

Certa vez, no curso de liderança que fiz, aprendi que FÉ = CRER EM DEUS + DEPENDER DE DEUS + OBEDECER A DEUS - se temos isso bem definido em nosso interior, desfrutaremos de todas as promessas de Deus. Você crê nisso? Eu creio!

Todos nós vivemos pela mentalidade que temos, por aquilo que acreditamos, mas, isso não significa que essa mentalidade não possa ser modificada (Romanos 12.2). Ao aceitarmos Cristo como nosso único e suficiente salvador, e sermos batizados nas águas, sepultamos a velha criatura, o nosso antigo homem morre, e assumimos um compromisso de uma nova vida, dirigida e guiada por Deus, através do Espírito Santo que habita em nós!

Somos novas criaturas, coerdeiros com Cristo, mais que vencedores. Pelo sofrimento de Cristo na cruz do calvário, fomos livres do pecado, da culpa, das enfermidades e da morte!

"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra". (Colossenses 3:1-2).

Pense na Verdade, no mundo espiritual, é isso que este verso em Colossenses nos incentiva, meditar na Palavra. Por quê? Por que é necessário que tais palavras estejam fixadas em nosso coração, a fim de nos inundarmos da Verdade Bíblica, para assim, podermos nos livrar do engano!

CONHECIMENTO, algo necessário: “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens (ou do inferno) que induzem ao erro”. (Efésios 4:14).

Na batalha entre o ENGANO e o CONHECIMENTO, vence o que está mais FORTALECIDO!

Paz a todos!

José Luiz Tavares
Deixe seu comentário!

4 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te seguindo! Parabéns pelo Blog

      Excluir
    2. A resposta ao seu comentário está logo abaixo!!!

      Excluir
  2. Olá Antônio, irei visitar seu blog e o seguirei sim. Esse blog foi idealizado como forma de estudo na época em que fazia um curso de Liderança Cristã. E acabou que continuei postando pensamentos, reflexões e estudos da Palavra. Espero um dia ser mais constante nas postagens, mas por enquanto não tenho um período de tempo exato entre umma postagem e outra. Grande abraço e Deus o Abençoe! Paz

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, quero lembrá-lo(a) de que seu COMENTÁRIO sobre como a mensagem o (a) tocou é muito importante, pois além de você ajudar a construir este blog também edifica a vida daqueles que irão visualizá-lo. Paz