quinta-feira, janeiro 31, 2013

6

Óh Dúvida Cruel!

Posted in , , , , , , , ,

Um assunto que muito confunde a cabeça dos crentes é a sua condição como cristão. “Eu sou santo ou sou pecador”?

Isso não é uma coisa difícil de entender. Muitos dizem: “Mas eu tenho a natureza pecaminosa de Adão”!

"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito". (Gálatas 5:16, 24, 25) 

A nossa natureza humana (carne) tende ao pecado, mas o que importa é a nossa opção entre andar segundo a carne ou segundo o Espírito! (Gálatas 19-23)

Quando você aceitou a Jesus Cristo - “E assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. - seus pecados foram lavados pelo sangue dEle e você passou a ter a natureza de Deus - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação”. (2 Coríntios 5:17-19).

Bem, se nós nascemos de novo ao aceitar a Cristo e se ao sermos batizados, todos os nossos pecados foram jogados “no mar do esquecimento” como poderemos continuar nos proclamando pecadores se nos comprometemos neste mesmo instante a seguir Jesus e a sermos seus imitadores?

Significado de Pecador: adj. e s.m. Que ou aquele que comete pecados. Inclinado ao pecado.
Você se vê como na condição descrita acima?

Romanos 7:24 é um versículo que segundo muitos crentes comprovam a nossa condição de pecadores:

 Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? (Rom 7:24) 

O GRANDE problema é que as pessoas leem versículos isolados da Bíblia e não o contexto de todo o capítulo que está lendo para tirar suas conclusões, se fizessem isso, veriam que no versículo seguinte Paulo apresenta a solução deste problema:

Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. (Romanos 7:25)

Este ensinamento corrobora com Gálatas 5:16 “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”.

E no capítulo seguinte, Paulo continua nos ensinando a nossa condição de santos (separados para o Senhor).

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. (Romanos 8:1,2)

Você ainda se vê na mesma condição de pobre miserável pecador? Vejamos então:

  “Aquele que pratica o pecado é do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão”. (1 João 3:8-10).

E agora? Se ainda se diz pecador, a batalha entre a carne e o espírito na sua mente está sendo vencida pela carne!

A sua mentalidade pode ser mudada: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento (mente), para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2)

O pecador vive na prática do pecado e a conversão significa mudança de direção! Exemplo: Antes da conversão muitos acreditam que irão para o céu por que são bonzinhos, fazem caridade, não brigam com ninguém, “afinal, todos os caminhos levam a Deus”! Mas depois da conversão essas mesmas pessoas creem com todas as suas forças que Jesus Cristo é o único caminho, a verdade e a vida e que NINGUÉM vai ao Pai se não através dEle! (João 14,6)

Uma analogia bem interessante que vi enquanto estava pesquisando o tema desta mensagem: “Existem pessoas que têm o vírus ou a bactéria de alguma doença, mas não manifesta seus sintomas; soropositivos que não ficam doentes de AIDS, por exemplo. Assim são os que nasceram de Deus: Tem o “vírus” do pecado original, mas não vivem doentes na prática do pecado”. (Pr Cláudio Carvalho –  PIB de Vieira fazenda)

João diz algo interessante sobre o Cristão que por acaso vier a pecar: “Meus filhinhos, escrevo a vocês estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”. A ênfase dada com os dois termos condicionais no versículo nos mostra que o Cristão peca sim, mas não é uma prática constante e se por ventura vier a pecar tem o intercessor, o maior dos advogados junto ao Pai ao se arrepender sinceramente do erro.

Todos nós crentes (acredito que sim rs) sabemos que a palavra santo  na Bíblia significa separado por Deus e diversas vezes na Bíblia o povo de Deus é mencionado como santo, eu pelo menos nunca li algo do tipo: “Ao povo pecador que está em Corinto, ou Éfeso” na Bíblia.

Além disso, em Levítico 11:44a O Senhor diz a Moisés e a Aarão "Pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo”.  Provavelmente, aquele que resiste e ainda se acha pecador dirá: “Mas isso é do Velho Testamento”! Pedro na sua primeira carta cita o mesmo versículo enfatizando a ordenança dada por Deus: “Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. (1 Pedro 1:15-16)

O pecado nos separa de Deus e isso para o cristão é dolorido, é triste estar em pecado, e o Espírito Santo que está em nós também se entristece e nos convence do erro. Como pode um cristão realmente convertido permanecer no erro, na prática do pecado, sendo confrontado constantemente pelo Espírito de Deus que está nele?

Já ouvi pregações onde pastores afirmam que é IMPOSSÍVEL ser santo, mas como? Se está escrito na Bíblia e é uma ordenança de Deus por que é impossível? Deus nos daria realmente uma ordem que fosse impossível de se cumprir?

Irmãos, estamos num processo constante de santificação. Nossa salvação depende única e exclusivamente do quanto nos dedicamos a ela. Nessa estrada o caminho é difícil e estreito, mas Deus enviou seu único filho para nos ensinar o caminho e é Ele mesmo quem nos orienta e ao mesmo tempo nos sustenta firmes na caminhada. Ele nos deixou um manual de como chegar vitoriosos ao final desta jornada, o seu Evangelho! E se alguém o lê e pratica seus ensinamentos este estará com CERTEZA na Glória com Ele, Cristo Jesus!

Portanto irmão, não tenha medo ou vergonha de dizer que você é santo (separado)! Não caia na armadilha que te levará para o inferno de acreditar no conhecimento comum de que para ser santo é necessário fazer milagres, ser canonizado etc. Não!!! Basta tão somente fazer aquilo que você já fez que foi aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente salvador da sua vida.

Se você que está lendo ainda não o fez, ainda há tempo, as promessas e maravilhas de uma vida dirigida por Deus são pra você também, a morte de Cristo na cruz foi por todos que estão no mundo, mas só quem tem a salvação de sua alma é aquele que nEle crê e o recebe como Senhor e Salvador de sua vida!

Jesus te ama

José Luiz Tavares
Agradeço ao meu irmão Ricardo Tavares pela cooperação com a pesquisa! Deus te abençoe!!!

6 comentários:

  1. Amém,já aceitei a Jesus e creio que a partir que abrimos o nosso coração a nossa alma,o melhor de Deus esta por vir,,aquele que é de Deus,ouve a vóz de DEUS e pratica..
    http://www.simonebastos2007.com/2013/01/voce-e-joia-rara.html

    ResponderExcluir
  2. Pocha bem esclarecedor, e me lembra uma pregação!!Muito abençoado, es sábio. Que continue perceguino a sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem, com certeza vidas estão sendo alcançadas através desta palavra, q Deus abençoe sua vida e q vc continue sendo boca de Deus aqui na terra. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Daniel Gouvea19:44

    Muito esclarecedor, gostei!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito. Aqui estou aprendendo também.
    O blog está linnndo!
    Deus abençoe grandemente e te dê forças e inspiração para
    continuar pregando a Palavra de Deus para todos nós.
    Soraya

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:59

    Show de bola meu primo! Está nota 10! Parabéns! Um abraço...Julio.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, quero lembrá-lo(a) de que seu COMENTÁRIO sobre como a mensagem o (a) tocou é muito importante, pois além de você ajudar a construir este blog também edifica a vida daqueles que irão visualizá-lo. Paz