quarta-feira, maio 22, 2013

6

COMO ASSIM, NÃO É BEM ASSIM?!

Posted in , , , , , , , , ,


Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. (Salmos 37:4) 

Andei lendo algumas coisas recentemente a respeito do versículo citado acima que me incomodaram. Mas o que mais me chamou a atenção foram textos onde eu li as frases "não é bem assim”, ou "será que é assim mesmo"??

Se conferirmos o Salmo 37:5 NTHL temos a resposta: Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará.

Tais frases, uma afirmativa e a outra argumentativa, mas em tom de controvérsia, afirmando que a segunda parte do versículo "... e te concederá os desejos do teu coração", não é totalmente verdadeira citando Jeremias:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)

Mas no versículo seguinte Deus diz: “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”. (Jeremias 17:10)

Mais uma vez, vemos casos onde se pegam versículos isolados para se fazer uma interpretação bíblica.

Existe uma condição para termos aquilo que é dito por Deus (suas promessas), que é termos um relacionamento com Ele. O nosso Deus é doador, e sendo assim, nós também temos que ser doadores para com Ele, ou seja, doarmos  parte de nosso tempo ao Pai para a realização da sua obra e para aprendermos mais de sua Palavra através da leitura. Assim adquirimos a intimidade necessária para sermos mais usados e abençoados por Ele.

O que me impressionou nos textos que li e que me fez escrever esta mensagem foi o fato de que os autores dos textos colocam como iguais quem está verdadeiramente em Cristo e quem não está.

Vamos analisar?

Deleita-te: ter prazer; deliciar-se.

Uma pessoa que se deleita no Senhor, ou seja, que se alegra, que tem prazer em segui-lo, servi-lo, amá-lo; tem em seu coração o que é bom, e se é bom, com certeza Deus atende SIM os desejos de seu coração. Lembre-se sempre do que Deus disse: “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração... e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”. (Jeremias 17:10)

É interessante notar que ainda em Jeremias 17 lemos algo que corrobora com aquilo que vou discorrer nesta mensagem:

“Como a perdiz, que choca ovos que não pôs, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará, e no seu fim será um insensato”. (Jeremias 17:11)

Salmos capítulo 37 fala de confiança e alegria em Deus, de entrega de vida nas mãos do Senhor, logo, se uma pessoa segue isso, e o receber de Deus está diretamente ligado a OBEDIÊNCIA, ela com certeza está com o seu coração ligado naquilo que sabe, ou seja, que ela tem certeza de que está em linha com a Palavra de Deus.

O salmo 37:5 diz o seguinte na versão NTHL "Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará". 

Esse tipo de entrega capacita um crente em Deus a receber aquilo que deseja, pois se ele entregou a sua vida a Deus, o que ele deseja também está de acordo com a vontade do Pai, porque esta pessoa é guiada, orientada pelo Espírito Santo de Deus: O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a Ele" (Salmos 37:23).

Se o desejo de uma pessoa que entregou a sua vida nas mãos de Deus não está de acordo com a vontade de Deus, o Espírito Santo a alerta, a convence de que esse desejo não é aquilo que Deus quer pra ela.

A Palavra de Deus não muda, não existe “não é bem assim” pra Deus. Temos que entender que a exortação de Davi é para uma vida santa (separada, consagrada), uma vida onde o Rei é o Senhor, (deleita-te no Senhor) e só depois ele diz que "Deus satisfará as vontades do seu coração". Satisfará porque a vontade do coração desta pessoa está de acordo com os planos de Deus.

A pessoa que se deleita no Senhor sabe o seu chamado, ela não faz nada que não tenha a confirmação de Deus ou antes de ouvir a voz de Deus. Ela ora pedindo orientação e só depois ela toma iniciativa.

Deus nos deu a capacidade de sonhar para que possamos usá-la. 

O homem que não sonha está morto, quem não tem metas, não sabe ou não tem aonde chegar. Portanto, sonhe, ouse, tenha metas, mas sempre colocando Deus na direção de tudo aquilo que quiser fazer, porque assim, os seus sonhos serão realizados e você irá se surpreender, pois os planos que Deus tem pra você são muito maiores do que os que você sonha, creia nisso!


"Ai daquele que acrescentar ou excluir uma só vírgula das Escrituras, pois, está escrito: 
“Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro.” 
(Apocalipse 22:18)

José Luiz Tavares
Paz

6 comentários:

  1. muito bom sua colocação sobre o texto de jeremias. Deus concederá o desejo do coração do servo que anceia realizar as suas vontades, digo as de Deus e não as suas.bem dito por paulo . não vivo mais eu mais cristo vive em mim, e que mesmo assim não teve todos os desejos do seu coração realizados.
    que o senhor nosso Deus continue a te abençoando meu amigo.
    Ev Gilberto Nunes

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:54

    ola Jose Luiz Tavares! já seguindo o seu blog! gostei bastante do seu blog!
    segue o meu blog http://psiquemetanoia.blogspot.com.br/ faça-nos uma visita e se puder ajudar na divulgação do meu trabalho seguindo o blog fico grata

    Psicóloga Denise Moreno

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem q Deus continue dando estas palavras, pq vai edificar muitas vidas. Deus Abençõe.

    ResponderExcluir
  4. Complementando esse texto abençoado!

    "Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas".

    Mateus 6:33 versão NTLH

    ResponderExcluir
  5. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Antônio, eu já sigo seu blog a um tempo...Acho que vc não lembra porque mudei o layout...Antes era uma foto minha...mas achei melhor colocar a foto de um Leão.

      Paz

      Excluir

Agradeço a sua visita, quero lembrá-lo(a) de que seu COMENTÁRIO sobre como a mensagem o (a) tocou é muito importante, pois além de você ajudar a construir este blog também edifica a vida daqueles que irão visualizá-lo. Paz