quarta-feira, março 21, 2012

6

Voltar ou Não Voltar?

Na minha ainda curta, porém constante caminhada Cristã, por várias vezes conversei com amigos, conhecidos ou mesmo pessoas que não tinha tanta intimidade numa conversa informal a respeito de seus afastamentos da igreja. Mas, recentemente no trabalho realizando um atendimento de uma pessoa que ao saber que eu sou evangélico me confidenciou que também já foi um dia evangélica e que agora era kardecista, (claro que teve o aconselhamento) que resolvi pesquisar este tema e compartilhar com vocês!

Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública. Pois a terra que absorve a chuva, que cai frequentemente e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus. Mas a terra que produz espinhos e ervas daninha, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada. (Hebreus 6:4-8 NTLH)

Como está o seu relacionamento com Deus? Está de mal com Ele? Cansou de esperar sua benção? Aborreceu-se com algum irmão da igreja, líder de departamento, Pastor e por isso se afastou da comunhão com Deus na igreja? Saiba que o caminho, a trajetória da sua salvação depende única e exclusivamente da sua caminhada com Deus independente das circunstâncias que tenha vivido ou que esteja passando! É necessário muito cuidado para que não se caia na apostasia (afastamento) citada na carta aos Hebreus pelo apóstolo Paulo (Hb 6:6).

É possível um crente chegar a tal nível de apostasia? Sim, é possível! Em Romanos 12:2 a Bíblia diz que é necessário que estejamos sempre meditando na palavra para renovação de nossa mente. Uma vez que por um motivo banal nos afastamos da igreja, da comunhão com os irmãos e deixamos de ouvir a Palavra alimentando nosso espírito o resultado é a aquisição ou o fortalecimento da mentalidade do mundo. 

Cabe ressaltar que a impossibilidade da salvação de Hebreus 6:6 é para aqueles que de forma consciente e deliberada apresentam uma completa rejeição a fé de Cristo. Pessoas que realmente foram batizadas com o Espírito Santo, que viveram as maravilhas de uma vida dirigida pelo Espírito de Deus, que provaram a Palavra de Deus, que viram as promessas se concretizando em suas vidas e que mesmo assim se afastaram renunciando as coisas que sabem serem verdadeiras. “Estas pessoas estão negando a reivindicação de Cristo de ser o filho de Deus, por ação similar à daqueles que procuraram livrar-se dele ao crucificá-lo, expondo-o a vergonha pública” (Comentário da Bíblia Editado em Português por Russell P. Shedd).

“Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça”? Hebreus 10:28-29

Todavia, algumas pessoas que estão afastadas acreditam não serem mais dignas de voltar a comunhão com Deus, Jesus e sua igreja, acreditando que um afastamento (apostatado) comum, também está relacionado com o versículo 6:6 de Hebreus. 

Não é bem assim, se você tem em seu coração o desejo de voltar à igreja, se você se afastou da comunhão com os irmãos, mas tem em você o desejo de um dia voltar a servir a Deus, pois não o rejeitou e sim esfriou na fé por se deixar levar por sentimentos errados, por falta de sabedoria e entendimento, e também, por ataques do inimigo que assim como fez com Jesus no deserto insiste em apresentar a você razões para não ser aceito de volta ou perdoado por Deus toda vez que você pensa em voltar a ser servo, quem sabe até usando o próprio texto apresentado nesta reflexão forçando-o a um entendimento e uma aplicação errada, saiba meu irmão que pra você a mensagem é diferente:

“Vá e proclame esta mensagem para os lados do norte: “‘Volte, ó infiel Israel’, declara o Senhor, ‘Não mais franzirei a testa cheio de ira contra vocês, pois eu sou fiel’, declara o Senhor, ‘Não ficarei irado para sempre”. ““ Mas reconheça o seu pecado: você se rebelou contra o Senhor, o seu Deus, e ofereceu os seus favores a deuses estranhos, debaixo de toda árvore verdejante, e não me obedeceu’”, declara o Senhor”. (Jeremias 3:12-13)


Amigo se em seu coração sente que é mais que passada a hora de você retornar para onde você nunca deveria ter saído então volte, pois em Sua palavra se existe algo que Deus nos apresenta constantemente é que Ele é um Deus misericordioso e te espera de braços abertos com um sorriso nos lábios.

Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. (Salmos 136:1)

Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade (misericórdia). (Miquéias 7:18)

Uma grande abraço,
Paz
José Luiz Tavares

Deixe seu comentário

6 comentários:

  1. Amigo que Deus continue usando sua vida tara trazer entendimento a quem está afastado dos caminhos do senhor. Sempre o admirei como homem de Deus. Obrigado por sua amizade e continue sendo assim um canal de Bênção. Um forte abraço
    Fabricio Zaady

    ResponderExcluir
  2. É isso!
    Precisamos proclamar o evangelho da salvação a cada dia, e quanto mais instrumentos de Deus para fazê-o melhor!
    O Reino de Deus cresce, o Pai se alegra e nós nos sentimos
    cheios do Espírito de Deus pois quando você começa, Ele te inspira!
    Que Deus continue te abençoando ricamente!
    Soraya Barros

    ResponderExcluir
  3. Muito esse texto, e imagina ver hoje em dia uma grande casta de apóstatas que estão dentro da igreja então?? Que essa mensagem possa alcançar muitas pessoas.
    Deus abençoe.

    Ezequiel Domingues dos Santos

    ResponderExcluir
  4. Nossa sem palavra,amo a Deus,não renuncio minha fé por nada,mas o problema é a igreja,sinto falta do meu antigo Pastor,que era um grande pai e amigo,depois que ele se mudou,eu não consegui encontrar pessoas,Pastores como ele,que se preocupam com a ovelha,e não com o conteúdo que carregamos no bolso,sinto falta do meu Pastor,acho que juntando uma coisa com a outra,e tantos maus exemplos por aí,me sinto sem vontade de congregar,embora saiba que preciso voltar e me firmar..Me emocionei,pois senti a vós de Deus ,falando comigo aqui..Deus vos abençõe..

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, quero lembrá-lo(a) de que seu COMENTÁRIO sobre como a mensagem o (a) tocou é muito importante, pois além de você ajudar a construir este blog também edifica a vida daqueles que irão visualizá-lo. Paz