sexta-feira, março 09, 2012

3

Dia Internacional da Mulher Sábia!



"Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor." (Provérbios 19:14)


A Mulher é uma engrenagem fundamental da instituição chamada família. Seja colaborando na educação de seus filhos, seja ajudando o marido,  em seus projetos, assim como o homem como pai deve também colaborar na educação de seus filhos e também nos projetos de sua esposa. Mas porque a mulher é fundamental? Porque em Provérbios 14:1 a palavra diz: “A mulher sábia edifica o seu lar, mas a insensata, com as próprias mãos o derruba”. Como ela pode edificar o lar? Deus deu a mulher o dom da edificação através da palavra. Palavras agradáveis de encorajamento, de incentivo e de exortação. É isso que Salomão está nos dizendo neste verso!

 "Palavras agradáveis são como favos de mel, doces para a alma e medicina para o corpo" (Pv 16:24)

Com o advento da liberação sexual e a busca pela igualdade entre os sexos por parte da mulher e até mesmo o próprio dia Internacional da Mulher, massificado na mídia, evidenciando o crescimento do número de mulheres no mercado de trabalho, o quanto ela ganha mais, como ela está independente e etc. vem transformando os relacionamentos e a família. É errado isso? Não mesmo! O problema é que isso vem alimentando uma necessidade de autoafirmação muito grande na mulher, o que evidencia a falta de sabedoria de grande parte delas em administrar o sucesso!

Certa vez, li que muitos casamentos estavam sendo desfeitos por conta da mudança do perfil familiar, onde muitos lares passaram a ser administrados e sustentados por mulheres e o fato do homem não conseguir administrar (aceitar) isso. E, posteriormente um debate na televisão, se não me engano na TVE, onde era discutido o mesmo tema sendo que com outro foco, o de que muitas mulheres que sustentam ou arcam com a maior parte do orçamento doméstico, terem a necessidade de evidenciar isso ao marido a cada oportunidade que aparece.  Não bastando tudo isso, existem também as pressões do dia-a-dia sobre a mulher no trabalho, a educação dos filhos entre outras coisas que podem acabar influenciando para um descontrole emocional da mulher, e é aí que mora o perigo! Com isso ao invés de palavras de edificação as palavras são de humilhação e ira, e o que se colhe ao invés de um lar firmado na rocha, é a destruição daquele que é o maior projeto de Deus, a família!

Isso me faz lembrar de outra passagem de Provérbios:

“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”. (Provérbios 18:21)


A verdadeira razão deste dia deveria estar em homenagear aquelas mulheres que mesmo diante de toda pressão e desafio que se apresentam a elas, nunca agem de acordo com as circunstâncias, antes meditam na palavra e verificam qual a melhor atitude a ser tomada, aquelas que utilizam sua sabedoria e abrem a sua boca para edificar e não para destruir, aquelas cujo amor em seu coração é incondicional!

Creio que a mulher é uma benção dada por Deus a nós homens. Sou grato a Deus por ter mulheres maravilhosas em minha vida; a saber: minha esposa, minha mãe e minha sogra e por conhecer tantas outras mulheres fortes e que são sempre inspiração e referência pra mim, todas são mulheres de Deus que se dedicam a obra divina e a edificação daqueles que as cercam. A vocês mulheres da minha vida e todas as outras que estão lendo este texto, um FELIZ DIA DA MULHER!

José Luiz Tavares

3 comentários:

  1. Estive um pouco afastado do Blog e estou marcando a minha volta com este texto...grande abraço a todos e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Que eu seja uma mulher assim!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, quero lembrá-lo(a) de que seu COMENTÁRIO sobre como a mensagem o (a) tocou é muito importante, pois além de você ajudar a construir este blog também edifica a vida daqueles que irão visualizá-lo. Paz