segunda-feira, outubro 18, 2010

0

O Amigo




Qual o valor de um amigo, aquela pessoa que está sempre pronta a nos ouvir, a nos dar uma palavra, que intercede, vibra ou chora conosco?

“E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados” (Mc. 2.1-5).

Um amigo não fica passivo quando passamos por dificuldades. Ele procura de alguma maneira encontrar uma solução e quando não a encontra ele intercede por nós em suas orações, assim como os amigos do paralítico que não oraram mas agiram com fé, e Jesus, vendo a fé dos quatro amigos do paralítico (e também a dele, porque senão tivesse fé não se deixaria carregar numa maca até o teto de uma casa) perdoou os seus pecados e o curou (Mc. 2.11).

Uma relação de amizade transcende e muito o coleguismo, ou seja, aquela relação ligada apenas a diversão, uma companhia agradável, engraçada, uma pessoa que não pode faltar numa festa ou reunião para que estas sejam animadas.

Um amigo está ao nosso lado em todos os momentos. É alguém em quem podemos confiar, alguém para contar o que nos aconteceu, seja algo bom ou ruim. O tipo de pessoa que quando encontramos costumamos dizer que a amizade que surgiu e se fortalece no dia-a-dia é para a vida inteira e que nada nem ninguém é capaz de miná-la.

Deus em sua palavra nos ensina sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e também nos adverte sobre o perigo de amizades erradas. Os ensinamentos servem para os jovens que ainda estão escolhendo o seu rumo, e também aos adultos que já tem o seu rumo decidido.

Amigos influenciam muito nossas vidas: "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" (Provérbios 12:26). Por isso, saber identificar um amigo verdadeiro é muito importante: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Pv. 13:20).

Uma vez que escolhemos bons amigos, a Palavra ensina que também nós, devemos ser bons amigos! Amigos contam com a presença uns dos outros: "Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe" (Pv. 27:10).

Mas também, não devemos abusar da amizade "Não sejas frequente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça" (Provérbios 25:17). Pois assim evitamos discórdias e aborrecimentos!

Os amigos verdadeiros não são os que se interessam pelo que você tem, é ou pode oferecer, mas aqueles companheiros fiéis que ficam nos bons e nos maus momentos. Sendo assim, a amizade verdadeira traz benefícios mútuos: "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Provérbios 27:17).

Cultive suas amizades, mas não se esqueça do mais importante: tenha sempre perto o seu "amigo mais chegado que irmão" (Pv 14.24b). Ele será muito necessário no seu processo de santificação e no seu trajeto rumo ao céu.

José Luiz Tavares

0 Comentários:

Agradeço a sua visita, quero lembrá-lo(a) de que seu COMENTÁRIO sobre como a mensagem o (a) tocou é muito importante, pois além de você ajudar a construir este blog também edifica a vida daqueles que irão visualizá-lo. Paz