quarta-feira, março 28, 2012

4

O Dindin do Cristão


Dou graças a Deus pelas lições da Escola Bíblica Dominical neste mês de março. Falou-se muito a respeito da prosperidade e riqueza na vida do cristão, um assunto que gera muitas dúvidas e que também gera muito entendimento errado e confusão na cabeça de muitos crentes. 

"Porque o amor ao dinheiro é a fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram sua vida de sofrimentos". (1 Timóteo 6:10)

Já ouvi pessoas dizerem que em 1 tm 6:10 existe uma condenação absoluta a busca pelo dinheiro, pela riqueza, que ser rico é pecado etc.,  mas  vamos analisar:

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males”. (1 tm 6:10a),  Jesus disse no Sermão da Montanha que “ninguém pode servir a dois senhores” (MT 6:24a), Se existe de nossa parte (crentes) um desejo maior de obter dinheiro, riqueza, fama e poder do que nos mantermos firmes em nossa carreira de fé a fim de recebermos a nossa recompensa prometida pelo Senhor (Tiago 1:12) significa que escolhemos servir a Mamom, O termo é pejorativo e faz referência a riquezas considerado-a como um objeto de culto e seu exercício ganancioso; à riqueza como um mal, mais ou menos personificado. Pessoas ávidas por dinheiro são aqueles que cultuam Mamom” (Luciano Santos¹),  ao invés de servir ao Deus vivo, poderoso, misericordioso, de amor infinito que nos constrange por Sua graça ao dar seu único filho para nos reconciliar com Ele, fazendo-o carregar em seu corpo nossos pecados, sendo Jesus santo e não tendo conhecido o pecado. 

Mas é o dinheiro em si um mal? Não vejo desta forma. Em sua essência o dinheiro não pode ser classificado bom nem mal, essa classificação deve ser atribuída à forma como seu usuário o busca e o utiliza.

Pois bem, o dinheiro é algo que precisamos no nosso dia-a-dia, logo, ele não pode ser classificado como “um mal” ou “um mal necessário”, o problema está na falta de sabedoria das pessoas em relação a como obtê-lo e também em como administrá-lo.

Vamos dar uma olhada agora na segunda parte de 1 tm 6:10:  

“... E nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. (1 Timóteo 6:10b Almeida Fiel)

Na versão Linguagem de Hoje temos:

“... E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos”. (1 tm 6:10b NTHL)  
 
A carne humana é fraca, e uma vez que estamos fracos espiritualmente acabamos cedendo aos desejos da carne, e a cobiça pelo dinheiro nos faz visualizar tudo àquilo que ele pode nos proporcionar e dessa forma acabamos enxergando a vida com olhos naturais nos desviando da caminhada com Deus e por consequência da nossa salvação. Você crê que Deus é o dono do ouro e da prata? Eu também, mas não é por isso que vamos colocar o dinheiro em primeiro lugar em nossas vidas. 

O trecho “E algumas pessoas...” deixa claro que o que define o pecado é a pessoa e não o dinheiro, não está escrito “E todas as pessoas...”.

Na parábola do rico insensato, Jesus Cristo em seus ensinamentos não condena aqueles que são ricos, Ele alerta sim para os perigos ou até mesmo a insensatez de se viver em função daquilo que é passageiro (Lc 12:16-21), pois nada da terra levamos ao fim de nossa jornada terrena.

Não existe nada de errado em se querer uma vida confortável, o problema está no que se dá prioridade. O cristão deve sempre ter em primeiro lugar a sua vida espiritual, o seu relacionamento com Deus. Nosso Pai diz que uma vez que buscamos o Seu reino e a sua justiça todas as demais coisas nos serão acrescentadas. Uma vida próspera financeira e espiritualmente está ligada a uma coisa chamada OBEDIÊNCIA. 

“Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.” (Josué 1:8).

Paz!

José Luiz Tavares

Deixe seu comentário!!

Referência:

1- Luciano Santos - Teólogo http://www.lucianosantos.net


 

                                

                                

4 comentários:

  1. acho q Deus ta querendo me ensinar algo relacionado a esse tema. Td q leio, vejo, as pessoas q paro p conversar falam sobre isso. E realmente, ao observar a busca desesperada das pessoas por dinheiro, e ao imaginar td de bom q ele pode me proporcionar surgem mts questionamentos e até msm um medo de quere-lo tanto a ponto de se afastar de Deus. Mt bom!!!
    Se puder veja essa mensagem sobre esse assunto, mt interessante: http://www.youtube.com/watch?v=z_4hwFYcbTA

    ResponderExcluir
  2. Larissa11:55

    Acho que é a primeira vez que passo aqui, não lembro.. bom, ja recebe meus parabéns pelo bom gosto musical logo de cara.. rs
    ótimo texto, claro e objetivo. Muitas pessoas atualmente tem se perdido em meio as palavras de homens, quando a resposta pra todas as suas dúvidas todas elas ja possuem, basta abrir e ler.
    Muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz!

    Estamos aqui retribuindo a visita ao Gospel Home Blog e queremos parabenizá-lo pela iniciativa em criar um blog para evangelizar e edificar a vida dos internautas que, navegando pela internet, param aqui nesse porto seguro, onde se pode meditar nas palavras do nosso Senhor!

    Parabéns novamente e Deus abençoe!!

    Equipe Gospel Home Blog
    www.gospelhomeblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, quero lembrá-lo(a) de que seu COMENTÁRIO sobre como a mensagem o (a) tocou é muito importante, pois além de você ajudar a construir este blog também edifica a vida daqueles que irão visualizá-lo. Paz