sexta-feira, setembro 10, 2010

1

Capacitação Física x Capacitação Espiritual


Boa tarde amigos (as),

Estou iniciando no mundo dos blogueiros (acho que é assim que se chamam os autores de blogs rs.rs) e pra falar a verdade não sei se irei me interessar por fazer atualizações periódicas no meu blog. Enfim, pensei em começar a escrever ontem quando estava indo para uma consulta com meu dentista. Eu estava na condução e comecei a pensar em tudo que aprendi e continuo aprendendo tanto na Igreja quanto no curso de liderança cristã que estou fazendo. Então me veio à memória o que um dos pastores (Professores) me falou a respeito da fé.

Disse ele: A fé pode ser mensurada (medida) e também pode crescer ou diminuir, depende do quanto você a exercita! É que nem os músculos, todos nós seres humanos temos os mesmos grupamentos de músculos, mas a pessoa que faz exercícios regularmente tem os músculos mais desenvolvidos!

O amigo (a) deve estar se perguntando: E o que isso tem a ver com o título do blog?  E foi exatamente a partir de vários questionamentos que fiz a mim mesmo que surgiu a idéia de escrever. 

Eu sempre tive uma verdadeira paixão por malhação. Passava pelo menos duas horas na academia, para terminar a minha série de exercícios diários e obter o resultado que queria para o período de tempo (meses) determinado pelo professor em que eu permaneceria com aquela série.

E foi exatamente fazendo uma analogia do planejamento que eu tinha para malhar e do quanto estava deficiente no estudo da Palavra que resolvi escrever a respeito do que eu tive que mudar para poder crescer e me desenvolver espiritualmente.

Em primeiro lugar eu tive que entender a diferença entre fé e esperança. Mais ou menos saber a diferença entre ir para a academia malhar ou ir fazer uma social (ou vulgarmente falando malhar a língua).

Indo pra academia determinado a malhar você tem um alvo, uma meta está totalmente focado (a). Você realmente acredita que pode conseguir o resultado. No presente você já se sente como estará em três meses, você já se vê com 2 a 3 cm a mais de bíceps ou tríceps.

O desenvolvimento da fé passa pelo mesmo processo. Dedicação, estudo da Palavra e exercício.

Agora aquele que vai pra academia e no primeiro sentimento de fadiga, pára e vai conversar no corredor e pensa: Ah, três meses pra ganhar alguns centímetros é muito tempo, vou tomar uma bomba. Ou então: Vou malhar menos e tenho mais tempo pra conversar e paquerar na academia. Este quando chega o verão é aquela correria, carga excessiva de peso e 5 horas de academia no chamado Projeto Verão. Resultado: não desenvolve seus músculos de maneira saudável e põe a sua saúde em risco por estar cuidando do corpo de maneira errada!

Da mesma forma, o cristão que tem uma vida de freqüentador de banco de igreja não cresce espiritualmente, tão pouco consegue salvação. Pois o foco está errado, e assim é fácil errar o alvo (Jesus Cristo) e com isso Pecar!

No que tange ao comparativo da chegada do verão para quem malha errado, o cristão que não busca conhecimento, orar e freqüentar a igreja além de praticar o que aprendeu também tem dificuldade quando as coisas começam a sair do eixo! Pois ele não sabe da autoridade que nos foi dada para que nós cristãos oremos e repreendamos todo o mal.

Fazendo outra analogia é impressionante como existem "crentes" que utilizam a Santa Ceia como um anabolizante espiritual, ele vai no domingo de ceia pede perdão pelos pecados e ceia como se a comunhão fosse capaz de salvar. Tenho pouco mais de um ano de convertido, mas tenho reparado (após ter sido batizado isso ficou claro pra mim) o quanto tem irmão que só vai a igreja em domingo de Santa Ceia.

"Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz." (Jo. 5.19).

Somos filhos de Deus por adoção “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. (Gl.4.4-6)

Logo, se estamos fortes na Palavra fica cada vez mais fácil imitar Jesus, perdoar como Ele perdoou, curar como Ele curou, Evangelizar como Ele evangelizou e ser benção para outros como Ele foi, é, e sempre será!

Mas o que entendi é que essas ações só podem ser executadas através da fé. "E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.” (Gl  3.11), mas tem outra passagem na Palavra que fala mais claramente a respeito: “A fé é indispensável a todos que se doam ao Senhor, pois sem fé é impossível agradar a Deus”. (Hb 11.6)

E para conseguir este tipo de fé no âmbito espiritual é necessário exercício diário: leitura da Palavra, oração e o culto na igreja! Mas também é fundamental além de aprender praticar o que se aprendeu.

 "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tg. 2.26)

Um excelente fim de semana aos irmãos.

Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco!

José Luiz Tavares

Com sede incessante de aprender mais e mais sobre Deus.

Um comentário:

  1. Oi amado

    Li os dois escritos!

    Maravilhoso!

    Enriquecedor!!!

    Faço votos de que vc escreva assiduamente!

    Inspirador!

    Deus te dê saabedoria, pra que vc possa escrever por inspiração e influenciar, pela Graça, muitas pessoas!!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, quero lembrá-lo(a) de que seu COMENTÁRIO sobre como a mensagem o (a) tocou é muito importante, pois além de você ajudar a construir este blog também edifica a vida daqueles que irão visualizá-lo. Paz